ADOLESCENTES


O Jovem e a Adolescência

O jovem na fase da adolescência, passa por diversas mudanças que podem ser visto pelos seus responsáveis, pais, mães, parentes próximos, educadores, como sintomas patológicos. Mudanças como alterações de crescimento, modificações físicas, características sexuais traz ao adolescente confusão e insegurança, pede para ser tratado como adulto, mas vive em conflito com a perda da infância.

As transformações físicas assustam, o adolescente fica diante de alteração de voz, surgimento dos pelos pubianos e axilas, mudanças anatômicas do nariz, as meninas constrangem-se muitas vezes, com o crescimento dos seios e a primeira menstruação, surgindo sentimento de inferioridade, muitas vezes fica na fantasia, em mecanismos de defesa, ansiedade e depressões levando-o a constantes mudanças de humor, de ideias e atitudes.

A psicologia, promove o autoconhecimento, facilitando a reflexão eo entendimento do momento em que esta vivendo e o que há de especial em todos esses conflitos e demonstra como ele está crescendo e amadurecendo.

Os pais ou responsáveis, são importantes no processo terapêutico e dentro do necessário, poderão participar das sessões com o consentimento do adolescente.