CASAL E FAMILIA


Na heterogenia que a relação de parceiros se apresenta, a profissional de psicologia objetiva identificar as dificuldades de relacionamento ocasionadas, possivelmente, por falhas na comunicação, desequilíbrio das diferenças individuais dentro e fora das relações, compartilhamento das responsabilidades, comprometimento com a relação tendo como meta a saúde do casal e os participantes do núcleo familiar

A psicoterapia de casal ou familiar aborda as dificuldades existentes, provendo questionamentos levando à reflexão, que sejam passiveis de proporcionar as mudanças necessárias.

Observa-se, ainda, o surgimento de alternativas ao modelo tradicional de casamento. Têm ocorrido experiências de novos modelos de relacionamento, desde casamentos informais e abertos, até casamentos comunitários, poligâmicos, poliândricos e, ainda, uniões homossexuais, além de um grande aumento de padrões de experiência extraconjugais (Ferro-Bucher, J.S.N. (1999). O casal e família sob novas formas de interação. In T. Féres-Carneiro (Org.). Casal e família: entre a tradição e a transformação (pp.169-193). Rio de Janeiro: Nau Editora.)